Autoridades e População de Caxambu se esforçam para tornar a cidade o terceiro municipio mineiro e o primeiro do Sul do Estado Patrimonio da Humanidade.
Famosa mundialmente por suas águas , a cidade quer utilizar deste recurso para ser reconhecida pela UNESCO.Minas Gerais já possui três cidades que são Patrimônio da Humanidade.
Ouro Preto (1980), o Santuário de Bom Senhor de Matosinhos, em
Congonhas do Campo (1985) e o centro histórico de
Diamantina (1999).
Com este título a cidade pode aumentar ainda mais o número de turistas que hoje chega a 12 mil por mês.
Parque das ÁguasO Parque das Águas de Caxambu, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), tem 210.000m2 de área e conta com
12 fontes de águas minerais, de alto poder diurético e desintoxicante, com propriedades químicas diferentes umas das outras, fluindo ininterruptamente. Os bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística são perfeitos para passeios tranqüilos e revitalizantes. Para os desportistas existem quadras próprias para a prática de tênis, vôlei e bocha, além de uma pista de cooper que circunda o lago. As piscinas, uma para adultos e outra para crianças, são abastecidas com água mineral da fonte Mayrink.
As propriedades medicinais de suas águas já atrairam até mesmo personalidades da Corte Real Brasileira, como Dom Pedro II e Princesa Isabel, Ambos recebram como homenagem a nomeação de duas fontes.
Fonte Dom Pedro II
Fonte D. Isabel e Conde D'Eu
Água Mineral Caxambu A água mineral Caxambu Gourmet, em tupi-guarani "água que ferve" ou "água com bolhas", fica intocável no subsolo por aproximadamente 500 anos, adquirindo assim suas características minerais. Ela percorre o subsolo numa velocidade de 34 metros por ano e chega à superfície a uma temperatura de 32 graus, gaseificada naturalmente.
A tradicional marca de água mineral Caxambu voltou ao varejo em abril em garrafas de vidro, com rótulo inspirado no desenho impresso nas embalagens e em setembro em embalagens Pet.
Em Varginha e toda a região sul mineira , as águas minerais Caxambu podem ser encontradas na Distribuidora Villa Mar, pelo Tel:(35)3212-1344 ou pelo e-mail: villamar@viacabo.com.br
Água mineral Caxambu ganha o mundo A top entre águas minerais foi servida às maiores top models do mundo durante a semana do Fashion Rio 2009. A Caxambu Gourmet foi a água oficial distribuída nos camarins do evento, entrando de vez no mercado nacional de água Premium, e já ganhando espaço internacional, enquanto busca a certificação de melhor água das Américas.
"A aceitação foi ótima e a Caxambu fez muito sucesso. É uma marca que todos já conheciam, mas não viam há um tempo, então comentavam de como ela voltou diferente", afirmou Patrícia Natacha, da produção do Fashion Rio. Durante o evento foram consumidos quase 4 mil litros da água mineral Caxambu Gourmet.
Como Chegar em CaxambuComo Chegar a Caxambu:
Saindo de Belo Horizonte, o acesso mais prático é pela BR381 (Fernão Dias) até o trevo para Campanha. Daí são mais 60 quilômetros até Caxambu.
Para o turista do leste e sudeste de Minas são dois os caminhos: por Barbacena ou Juiz de Fora. De Barbacena pegar a BR265, passando por São João Del'Rei até atingir o trevo para Madre de Deus de Minas. Prosseguir pela BR 383 passando por Minduri e Cruzília. Após esta última cidade a viagem segue pela BR 267 até Caxambu. Partindo de Juiz de Fora o trajeto é todo pela BR267.
De São Paulo existem três opções:
1) seguir pela BR381 (Fernão Dias) até o trevo para Campanha. Entrar na BR267 (rodovia Vital Brasil), passar por Campanha e seguir até Caxambu
2) seguindo pela mesma BR381 e entrar à direita (bem antes de Campanha), próximo à cidade de São Sebastião da Bela Vista (aproximadamente 4 quilômetros depois). Seguir pela MG 456, passando por Lambari. Mais 15 quilômetros e chega-se à BR267. Pegar as indicações para Caxambu
3) pela Via Dutra (BR116) até o trevo para Cruzeiro (SP). Desta cidade seguir até Passa Quatro, já no Estado de Minas Gerais. Depois passar por Itanhandu e Pouso Alto. Desta última cidade até Caxambu são aproximadamente 35 quilômetros
Para o turista do leste (interior) de São Paulo as melhores vias de acesso são a BR459, passando por Poços de Caldas, e a BR491, que passa por Guaxupé, Alfenas e Varginha. Ambas encontrarão a BR381. A partir daí, seguir as indicações para o Circuito das Águas e então para Caxambu.
O turista do Rio de Janeiro deve pegar a BR116 (Via Dutra) até Engenheiro Passos. Entrar na BR354, passando por Itamonte, Pouso Alto e pegar as indicações para Caxambu.
Distâncias:
Belo Horizonte - 370 Km Rio de Janeiro - 300 Km
São Paulo (BR116) - 328 Km São Lourenço - 30 Km
Lambari - 48 Km Cambuquira - 50 Km
Juiz de Fora - 200 Km São Thomé das Letras - 70 Km
Poços de Caldas - 238 Km Trevo de Campanha (BR381) - 60 Km
Conheça um lugar dominado pelas águas. Que curam e relaxam. Uma cidade onde a vida passa devagar, como deve ser. Esse lugar é Caxambu, no Sul de Minas.
Alguns estudiosos das palavras dizem que caxambu é de origem africana e quer dizer música de tambor. Outros dizem que o termo vem do tupi e na língua dos índios significa água que borbulha. Assista ao
Vídeo.
Mais Informações sobre Caxambu no site www.caxambu.mg.gov.br