quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cultura da Convergência

A convergência não é apenas uma questão tecnológica mas também um processo cultural.Antes , as decisões ficavam restritas unicamente nas mãos dos veículos de comunicação, hoje a opinião e a interação do público é fundamental.


Para Henry Jenkins, autor do livro Cultura da Convergência ,a convergência como um processo cultural, refere-se ao fluxo de imagens, idéias, histórias, sons, marcas e relacionamentos através do maior número de canais midiáticos possíveis, um fluxo moldado por decisões originadas tanto em reuniões empresariais quanto em quartos de adolescentes, moldado pelo desejo de empresas de mídia de promoverem ao máximo suas marcas e mensagens e pelo desejo dos consumidores de obter a mídia que quiserem, quando, onde e como quiserem, e por meios ilegais se for impossível por meios legais.


Atualmente

O mundo virtual nunca foi tão real.Conhecemos uma pessoa (on-line)do outro lado do mundo, mas não sabemos nem mesmo quem são nossos vizinhos.

Uma pesquisa comprova que 54% dos americanos já produziram algum tipo de mídia. O que prova que hoje, fazer mídia e tão importante quanto consumi-la.

Houve uma época em que Fã, era aquele que consumia mas não produzia. Atualmente o fã produz, opina e até mesmo influência na criação de determinados produtos.

Conhecimento

As informações chegam de forma muito rápida.Um verdadeiro bombardeio de notícias, e todos temos q estar , de alguma forma , "ligados" no que esta acontecendo.

Nos primordios, alguns eram considerados grandes gênios, pois possuia conhecimento sobre determinado assunto.Hoje porém, sabe se de tudo um pouco, estamos nos tornando clinicos gerais de informação.

Sabemos um pouco de Física , de econômia, do resultado do jogo, do fim da novela, da cura do câncer, enfim , muitas vezes não somos especialistas em algo ms sabemos de tudo um pouco.E eis ai outro desafio dos meios de comunicação:agradar a todos os públicos.

Nenhum comentário: