quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dos Hieroglífos as Últimas Tecnologias

Decidi definar como últimas técNologias ,por que certamente, a última deste minuto já será ultrapassadA daqui a dois ou três.

Comunicar é de fato uma necessidade básica, mas a comunicação vem evoluindo com o passar do tempo.

Dos hieroglífos dos antigo egipicios aos dias atuais obviamente qe existiu uma grande evolução, mas a necessidade que os move é a mesma : Transmitir informações,simplificando , Comunicar-se.

As formas são as mais variadas, verbais, escritas , visuais, sonoras. Mas neste caso iremos tratar da linguagem escrita e audio-visual.

Em jornais impressos, TV, rádio,web , a notícia é a mesma, porém transmitidas de formas diferentes. Tanto porque o público é diferente como os recursos também os são. Agora imagine através da tela de um celular.

Mensagens rápidas , instântanes, que digam o básico mais o essencial. O Importante é ficar informado. Tal público , necessita a todo instante de novas informações mas seu aprofundamento , se dá depois, atrvés da web , ou dos outros meio. Talvez devido a correria dos tempos modernos, ou simplesmente pela comodidade de não precisar correr atrás das informações ela vem até você.

PAra tanto o profissional da área hornalística deve estar por dentro das novas técnicas usadas para esses veículos portáteis.Ele deve conhecer o seu público e o que eles buscam.Mais uma vez é necessário inovar.

Escrever para as mídias portáteis e desenvolver conteúdos granulares é estudar constantemente a evolução do meio e dialogarcom a objetividade, com a ética e com o bomsenso. Escrever para o meio portátil é, sobre-tudo, um exercício contínuo de redação e deconstrução de notícias.

Nenhum comentário: